No dia quinze de Março, a Sara, higienista oral (estagiária), esteve na nossa sala e ensinou-nos muitas coisas sobre a saúde oral.
Depois de se ter apresentado, falou-nos da estrutura da boca e dos dentes bem como da sua função e fê-lo de forma muito interessante, uma vez que pudemos acompanhar o que foi dizendo, observando uma boca feita em tecido. Entre outras coisas aprendemos que: os lábios, os dentes e a “campainha” são muito importantes para a produção dos sons; no fundo da garganta temos as amígdalas, que apanham os micróbios; os dentes de leite (que são vinte) são mais branquinhos, mais frágeis e mais pequenos que os dentes definitivos; os dentes da dentição definitiva quando querem nascer absorvem a raiz dos de leite, sendo por isso que os dentes da primeira dentição quando caem não têm a raiz; por volta dos seis anos, nascem quatro dentes definitivos, dois em cima e dois em baixo, que servem para alinhar os outros dentes da dentição definitiva.
Depois vimos como se forma a placa bacteriana (saliva e restos de comida) e a cárie e percebemos que se a cárie for tratada a tempo é possível recuperar o dente, caso contrário será necessário arrancá-lo. Foi fácil perceber que é necessário ter cuidado com os alimentos que comemos e que é essencial escovar bem os dentes após as refeições.
De seguida, conhecemos a boca do “Senhor Dentolas” e foi através dela e com o uso de uma escova que a Sara nos mostrou como lavar os dentes correctamente.
Ainda nos foi dito qual a importância do flúor e o nome de alguns alimentos onde ele se encontra, mas também soubemos para que servem os selantes e como são aplicados.
Foi giro observar alguns dentes do “Sr. Dentolas" com selantes!
Por fim, a Sara entregou-nos uma ficha.
Depois desta sessão ficámos ainda mais sensibilizados para a importância da saúde oral e na sala de aula iremos continuar a fazer o bochecho de flúor quinzenalmente.
Agradecemos à Sara tudo o que nos ensinou e a atenção que nos dedicou!