No âmbito do Programa Eco escolas e da área de Estudo do Meio tivemos oportunidade de visitar o charco que se localiza junto à McDonald´s, em Corroios.
Antes de realizarmos a visita fizemos a preparação da mesma através da visualização de um PowerPoint na biblioteca da nossa escola, que nos foi apresentado pela professora Fernanda Franco, coordenadora do Programa Eco escolas na EB1/JI do Alto do Moinho. Através dessa apresentação ficámos a saber que:
Os charcos são pequenas massas de água, de carácter temporário ou permanente com uma elevada produtividade primária e uma biodiversidade valiosa ao nível de diferentes grupos de seres vivos, como: algas, plantas aquáticas, anfíbios, répteis, aves, moluscos, crustáceos e insectos.
Estes habitats são muito importantes ecologicamente pois podem reduzir o efeito de cheias e secas.
Existem algumas diferenças entre as rãs e os sapos e também falámos de salamandras e tritões.
No dia dois de Março, realizámos a visita de estudo e constatámos que no charco existiam várias plantas aquáticas e rãs, no entanto também verificámos que uma parte dele estava poluída.
Era tão bom que todos aprendessem a preservar o que a Natureza nos oferece!
De regresso à escola, pudemos observar algumas plantas que já tínhamos estudado na sala de aula, como: malvas, silvas, cardos, amoreiras, choupos, sobreiros, urtigas, alecrim, couves, alfaces, limoeiros… e ainda conhecemos a lúcia-lima e a erva-cidreira, que são plantas óptimas para fazer chá.
Foi uma visita muito interessante!
Erva-cidreira
Ainda nesta data, e porque era o dia da fruta, a seguir ao intervalo, fomos pôr as cascas das bananas que trouxemos para o lanche, no compostor. Nessa altura, aproveitámos para regar o composto e observar o nosso pluviómetro (que esteve na horta durante toda a semana).
Antes da manhã terminar, ainda regámos as plantas que temos na nossa sala de aula.