Este mês andamos a estudar os seres vivos e no dia vinte e três fizemos o estudo mais aprofundado da alimentação dos morcegos existentes em Portugal. Assim, realizámos a peça de teatro "Morcega sofre !!!", a partir da qual ficámos a conhecer vários dos perigos que os morcegos correm e que se alimentam de insetos.
A seguir, desenhámos os insetos que imaginámos fazerem parte da sua alimentação e posteriormente fomos levados a observar o guano (fezes de morcegos) à lupa e no microscópio vimos fragmentos dos animais que servem de alimento a esses mamíferos. Depois, partindo de um guia de identificação desses animais, ficámos a saber que os morcegos comem escaravelhos, aranhas,centopeias, percevejos e grilos.
Entretanto, resolvemos alguns problemas, onde relacionámos o peso do morcego-rato-grande com a quantidade de comida que ele necessita de ingerir por noite e observámos um morcego embalsamado.
Parte desta atividade foi possível graças ao material cedido pela Dra Raquel Gaspar, formadora no âmbito da formação FIBONACCI realizada no Pavilhão do Conhecimento, que tivemos o prazer de receber na sala de aula.
Sem comentários:
Não são permitidos novos comentários.